Identificação parasitológica é tema de minicurso para alunos da Biologia

//Identificação parasitológica é tema de minicurso para alunos da Biologia

Identificação parasitológica é tema de minicurso para alunos da Biologia

Ana Paula Arbex, doutoranda em doenças tropicais pela Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu, esteve na Faculdade Eduvale de Avaré na manhã de 30 de abril para ministrar um minicurso sobre métodos de identificação parasitológica direcionado os alunos do curso de Ciências Biológicas.

Dividida em teórica e prática, a atividade aconteceu no auditório e no laboratório de microbiologia da Eduvale. A finalidade foi apresentar aos futuros biólogos os principais agentes e métodos de diagnósticos, bem como as técnicas utilizadas para a execução de exames macroscópicos e microscópicos de amostras fecais analisadas em laboratórios.

O exame macroscópico permite a verificação da consistência das fezes, do odor, da presença de elementos anormais (como muco ou sangue) e a verificação de vermes adultos ou partes deles. Já o microscópio permite a visualização de ovos ou larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários.

Segundo o professor Dr. Leonardo Teixeira, responsável pela organização da atividade complementar, a parasitologia é uma das áreas disponíveis para a atuação do biólogo e este minicurso aproxima os estudantes desta realidade. “É essencial para estimular o interesse deles pelo ramo de pesquisas e diagnósticos”, conclui.

2017-05-10T12:29:07+00:00 02/05/2017|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.