Durante as aulas de Parasitologia das últimas semanas, os alunos do 3° período do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré iniciaram a produção de uma série de análises microbiológicas em amostras de polpas de tomate industrializado de várias marcas, folhas de alface, farinha de trigo, grãos, granola, açaí e em alimentos processados de diferentes restaurantes da cidade. O objetivo foi constatar se os alimentos e ingredientes estão dentro do padrão sanitário.
|
|
Orientados pela professora Dra. Maria de Lourdes Maitan, os universitários aprenderam o passo a passo de todo o processo. Em laboratório, eles realizaram a pesagem e a adição de solução de peptona nas amostras para o plaqueamento que foi feito com três repetições cada para a elaboração de estatísticas que originarão um trabalho de iniciação científica.
|
|
Após o tempo necessário de espera, as placas foram examinadas e os futuros nutricionistas realizaram a identificação de microrganismos através da técnica de coloração de Gram. De acordo com a docente, nas primeiras análises foram encontradas suspeitas de colônias de fungos e bactérias nos extratos de tomate. Já na alface, foi verificada a presença de coliformes fecais que podem causar infecções intestinais. Em apenas uma prova dos alimentos coletados em restaurantes foram encontrados Shiguella e Salmonela que são considerados inaceitáveis e podem ocasionar sérias doenças. Nos testes com os grãos foi relatada a existência de carunchos enquanto nas farinhas que ainda estão dentro do prazo de validade a presença de ácaros.
|
|
“Existe uma quantidade tolerável de ocorrências dentro dos padrões e é este o fator que comprova a qualidade de um alimento. Com a execução dessas análises, o aluno adquire conhecimento e informações que serão úteis quando nutricionistas para conscientizar e orientar profissionais da cozinha sobre a importância da higiene tanto do local e das mãos quanto dos próprios alimentos” ressaltou a professora Dra. Maria de Lourdes.
Deixe seu comentário