Com a orientação do professor Marcio Lanza, responsável pela disciplina Agricultura II, os alunos do 7° período diurno do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré tiveram a tarefa de elaborar e executar um projeto de implantação de hortas orgânicas e comunitárias em escolas e instituições sociais. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Avaré, a Escola Municipal Duílio Gambini, o asilo São Vicente de Paula e a Escola Municipal José Ferezin de Arandu/SP foram as escolhidas pelos universitários neste semestre.
|
|
O intuito do projeto é ensinar os futuros agrônomos e os participantes dessas organizações a produzir alimentos através do acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento do trabalho desde o preparo do solo, a limpeza dos canteiros, a aplicação da adubação e o plantio até o crescimento dos vegetais e colheita.
|
|
Nas hortas foram cultivadas mudas e sementes de alface, berinjela, morango, rabanete, couve-flor, couve, quiabo, beterraba, morango, maracujá e melancia. Todos os alimentos serão destinados à alimentação dos próprios integrantes das instituições.
“No início o objetivo principal era ensinar os estudantes a cultivar hortaliças e frutas, pois é dever do agrônomo saber sobre o assunto. Mas com o decorrer do tempo, a troca de experiências e a convivência com pessoas que realmente necessitam desses alimentos acabou tornando-se a maior lição”, pontuou o engenheiro agrônomo e vice-coordenador da Agronomia Eduvale, Marcio Lanza.
Deixe seu comentário