Planejar, organizar, revitalizar e manter o funcionamento de uma propriedade rural é um dos papéis desempenhado por engenheiros agrônomos. Para que os alunos tenham contato direto com uma das áreas de atuação profissional, os professores do curso de Agronomia iniciaram uma série de visitas técnicas e atividades que servirão como base para a elaboração e para o desenvolvimento de projetos diversos realizados na Fazenda Eduvale localizada em Avaré/SP na rodovia SP 255.
Com a orientação do professor Jefferson Sandi responsável disciplina Sistema de Plantio Direto e Cultivo Mínimo, os estudantes do 8° período diurno começaram a elaboração de um conjunto de canteiros para o cultivo de várias culturas no local. No dia 24 de agosto, os futuros agrônomos realizaram a limpeza e o preparo do solo para o plantio de mudas e sementes. Crotalária, nabo forrageiro, aveia, ervilhaça, sorgo e milheto serão alguns exemplos de plantas cultivadas nos canteiros que deverão ocupar uma área de 200 m². De acordo com o docente, a ideia é que ao longo do semestre os universitários possam observar características de interesse agronômico como a germinação, o desenvolvimento vegetativo de cada cultura, aplicar na prática técnicas de manejo, avaliar a capacidade produtiva do solo, bem como a longevidade da palhada de milho, entre outros aspectos.
|
|
Os mesmos alunos também terão a missão de criar um projeto de revitalização de uma área de produção de leite. Em agosto, eles avaliaram e limparam o espaço. A proposta é que o próximo passo seja a elaboração de uma pesquisa de raças leiteiras que melhor se adaptam ao ambiente e de um levantamento de quantos animais serão alocados na propriedade rural. O trabalho é supervisionado pela professora Dra. Marina Gabriela Berchiol responsável pelas disciplinas Construções Rurais e Zootecnia II.
|
|
O professor Rodrigo Barbosa da disciplina Fertilidade do Solo também levou os alunos do 4° período diurno à Fazenda Eduvale para fazer uma avaliação da fertilidade do solo para futuras recomendações de adubação.
|
|
Deixe seu comentário