Nas últimas semanas, os alunos do 4° período do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale de Avaré iniciaram um estudo sobre o conjunto de práticas relacionadas aos exames físicos que integram o histórico de enfermagem e são o primeiro passo para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). “Sem esses procedimentos não é possível dar sequência às outras etapas que são o diagnóstico de enfermagem, a prescrição de enfermagem, a evolução de enfermagem e o plano de alta”, pontuou a professora Fernanda Penacci responsável pela disciplina Semiologia e Semiotécnica.
Logo na primeira aula prática realizada em 24 de agosto, a professora demonstrou os procedimentos necessários para a inspeção neurológica (cabeça e pescoço). Segundo ela, a proposta dessas avaliações é identificar possíveis anormalidades e necessidades do enfermo em ambiente hospitalar. “Cada sistema ou parte do corpo tem seu conjunto de métodos propedêuticos a ser desenvolvido pelo profissional sendo a inspeção, a palpação e a ausculta os mais usados”, explicou. |
|
No decorrer do semestre, a ideia é que os futuros enfermeiros aprendam sobre o exame físico abdominal e dos sistemas urinário, genital masculino e feminino, muscular e endócrino. Eles também aprenderão a manusear instrumentos e equipamentos e revisarão métodos de abordagem de pacientes, métodos de aferição de pressão arterial e de verificação dos sinais vitais.
Deixe seu comentário