A qualidade das sementes é determinada por parâmetros físicos, fisiológicos e sanitários através de diferentes testes como a análise de pureza. Um lote com alto índice de pureza física indica que a produção foi realizada corretamente e que a colheita, a secagem e o beneficiamento foram eficientes. Por meio desse procedimento é possível identificar a presença de materiais inertes e o grau de contaminação do lote com sementes de plantas daninhas, bem como de outras prejudiciais à lavoura.
Na noite de 31 de agosto este foi o tema da aula prática da disciplina Produção e Tecnologia de Sementes ministrada pela professora Daiani Ajala para os alunos do 10° período noturno do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré.
|
|
Em laboratório, os universitários realizaram a triagem, a pesagem, os cálculos e a avaliação visual das sementes. Eles conheceram todos os procedimentos necessários para determinar a composição percentual por peso e a identidade de diferentes espécies de sementes e do material inerte da amostra. Ao final, obteve-se a porção pura indicando a porcentagem de pureza do lote. A intenção da professora é que este material seja utilizado para futuros testes de germinação.
|
|
“A avaliação da qualidade é essencial para o controle de qualidade de empresas do setor agrícola e para a emissão de documentos e estabelecimento de legislações. Por isso, este conhecimento é essencial”, finalizou a professora.
Deixe seu comentário