Nesta semana, o 3° período do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré participou de uma atividade prática da disciplina Zoologia e Parasitologia.
Na manhã de 31 de agosto, o professor Jefferson Sandi ensinou os alunos do 8° período diurno do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré a manusear um penetrógrafo (equipamento utilizado para avaliar se existe ou não compactação de solo em determinada área do campo).
|
|
Durante a aula, o professor explicou que um dos grandes problemas da utilização do maquinário agrícola é que eles acabam levando ao adensamento do solo que é a compactação, o que cria dificuldades no processo de crescimento de raízes das plantas. Como este processo acontece no subsolo, não é possível visualizar a olho nu e então é necessária a utilização de instrumentos que indiquem a condição do solo em determinada profundidade.
|
|
“Em algum momento da carreira eles terão que realizar um levantamento para determinar se uma área está ou não compactada. E se caso estiver, os agrônomos devem saber indicar qual a melhor maneira para reverter o processo. Ter familiaridade com o penetrógrafo permite que eles ganhem tempo com uma resposta imediata ao agricultor. Ainda é válido ressaltar que o manejo de descompactação com máquinas é uma das atividades mais caras na agricultura e se eles conseguirem identificar a profundidade que se encontra a compactação é possível atuar diretamente sobre ela ao invés de realizar uma operação geral”, ressaltou o professor Sandi.
A atividade aconteceu na Fazenda Eduvale e complementa a disciplina Sistema de Plantio Direto e Cultivo Mínimo.
Deixe seu comentário