Faculdade Eduvale realiza ação de cadastro de doadores de medula óssea

//Faculdade Eduvale realiza ação de cadastro de doadores de medula óssea

Faculdade Eduvale realiza ação de cadastro de doadores de medula óssea

Na noite de 27 de setembro, a Faculdade Eduvale de Avaré realizou mais uma campanha de cadastro de doadores de medula óssea em conjunto com o grupo “Doe Órgãos, Salve Vidas”, com o Hemocentro de Marília/SP, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré (ABOVA).

Mais de 250 cadastros foram realizados durante a ação que teve como finalidade de aumentar o número de cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e conscientizar a comunidade sobre a importância da doação que pode salvar vidas.

“A campanha já acontece na Eduvale há alguns anos e muitos já se cadastraram. Esta foi uma oportunidade para os novos alunos e também para a população em geral. Para nós o importante é o doador fidelizado, ou seja, aquele que se cadastra consciente e doe caso um dia seja solicitado”, pontuou Mara Nelman, técnica de Enfermagem e voluntária do Hemocentro de Marília.

Supervisionados por professores, enfermeiros, médicos e uma equipe especializada do Hemocentro, os alunos do curso de Enfermagem da Eduvale atuaram como voluntários na campanha e contribuíram com o preenchimento dos formulários, na coleta de sangue e também com o esclarecimento de dúvidas em relação ao processo de pré e pós-doação.

“É muito satisfatório poder colaborar com esta causa. O objetivo foi reunir o máximo de cadastros para quem sabe ser encontrados possíveis doadores e assim levar alegria e esperança para quem precisa”, frisou Alan Guarato, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale.

Quem ainda deseja efetuar o cadastro pode dirigir-se até o Hemocentro mais próximo. Para realizar o registro é necessário ter entre 18 a 54 anos e possuir boa saúde. O doador não pode ter doença infecciosa ou incapacitante, doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

No ato do registro são coletados os dados pessoais, a assinatura do termo de consentimento e uma amostra de sangue para a posterior realização do exame HLA (Human Leucocyte Antigen ou antígeno leucocitário humano) que traça as características genéticas e verifica a compatibilidade com o receptor.

2017-09-29T14:50:12+00:00 28/09/2017|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.