Nos dias 21 e 22 de abril, professores e alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré participaram da segunda edição da GINCABIO que teve como objetivos promover a integração, fortalecer a experiência e a importância do trabalho em equipe, bem como demonstrar a atuação do biólogona área forense.
Divididos em grupos, os universitários tiveram a tarefa de desvendar um crime passional fictício por meio da aplicação de um conjunto de técnicas científicas utilizadas por peritos.
“O diferencial da Faculdade Eduvale é que ela forma profissionais completos. E nesta edição da GINCABIO procuramos demonstrar um pouco de como é a atuação do biólogo na perícia por meio de uma série de atividades lúdicas”, pontuou o Dr. Alexandre Zandoná, professor e um dos organizadores da atividade que também contou com o apoio da Polícia Científica de Avaré e de todos os docentes do curso.
|
|
O cenário do assassinato aconteceu na Fazenda Eduvale. As equipes analisaram os vestígios encontrados em um quarto de casal, no celeiro, no carro que supostamente teria transportado a vítima e no possível local do homicídio.
|
|
Armas, cápsulas de bala, sangue, digitais, fio de cabelo, roupas, aparelho GPS, celulares, marcas de pneu, fotografias, venenos e outras pistas encontradas foram investigadas com a finalidade de descobrir quem era a vítima, o ou os assassinos, qual a arma utilizada e por quem.
|
|
Os participantes contaram com o apoio de professores e com laboratórios de genética, balística, botânica, informática, zoologia, microbiologia e papiloscopia para a solicitação de análises ou exames diversos como, por exemplo, testes de DNA ou com luminol (substância química que reage na presença de sangue).
|
|
Os estudantes então elaboraram e apresentaram um relatório com a elucidação do caso de acordo com todas as evidências encontradas e hipóteses discutidas.O grupo que chegou mais próximo da simulação do ocorrido venceu a II GINCABIO.
“Essa edição superou as nossas expectativas de forma positiva tanto em termos de complexidade das tarefas quanto também de conteúdo. O processo nos mostrou que todas as áreas que estudamos desde o começo da graduação podem ser úteis no cotidiano profissional do biólogo, já que tivemos que utilizar vários conhecimentos para chegar a um resultado científico e assim solucionar o crime”, disse Luiz Roberto de Souza, aluno do 7° período.
Deixe seu comentário