Com o objetivo de acompanhar a rotina dos enfermeiros de equipes multidisciplinares que atuam em instituições que acolhem pacientes com problemas de saúde mental, o psicólogo e professor Luiz Henrique Figueiredo organizou duas visitas técnicas direcionadas aos alunos do 5° período do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale.
No dia 18 de maio, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Avaré que atende portadores de transtornos psiquiátricos e pacientes com dependência química de álcool e outras drogas. No local, os futuros enfermeiros puderam observar como é feito o trabalho do Centro que realiza triagens, atendimento individual ou em grupos, acompanhamento clínico e psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias, oficinas terapêuticas, atividades físicas e recreativas para seus acolhidos.
![]() |
![]() |
Na mesma data, a equipe da Enfermagem Eduvale também esteve na Fundação Padre Emílio Immoos e pôde conferir as instalações e observar a dinâmica organizacional do espaço que atende portadores de deficiência mental do sexo masculino e oferece formação educacional, cultural e profissional por meio de acompanhamento social, médico e terapêutico com tratamentos exclusivos.
“Com essas visitas podemos aproximar os futuros profissionais da comunidade, apresentar mais uma área de atuação disponível para os enfermeiros e ainda permitir que eles assimilassem a teoria de conceitos estudados em sala durante a disciplina de Psicologia em Saúde”, ressaltou Luiz Henrique.
O CAPS está localizado na Rua São Paulo nº 928 e o telefone é (14) 3732.0970. A Fundação Padre Emílio Immoos localiza-se na Chácara Vera Cruz e o telefone para mais informações é (14) 3732-0787.
Deixe seu comentário