Os hábitos alimentares são sinônimos de qualidade de vida. Uma alimentação saudável previne o envelhecimento e ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças. Na terceira idade esse cuidado deve ser redobrado levando em consideração as alterações dos processos metabólicos e fisiológicos.
Com foco neste assunto e a fim de disseminar conhecimento e informação, professores e alunos do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale iniciaram um conjunto de ações direcionadas aos integrantes do projeto Melhor Idade da unidade II da Associação Espírita “O Bom Samaritano”.
A primeira etapa do projeto de extensão intitulado “Nutrição: Fonte de Juventude” aconteceu em 07 de maio. A Dra. Joseane Scavroni, vice-coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale, ministrou uma palestra sobre o processo de envelhecimento e falou sobre as mudanças que ocorrem no funcionamento do organismo. Perda de apetite na terceira idade e as principais alterações fisiológicas na pele, nos ossos e nos sentidos também foram assuntos em discussão.
Já em 14 de maio, a docente Pamela Modesto bateu um papo sobre alimentação saudável e pontuou alguns dos alimentos que previnem doenças e atuam na manutenção da integridade dos órgãos e dos sistemas do corpo humano. Após a conversa, uma equipe de alunos do 5° período diurno aferiu o peso e a altura dos idosos para a determinação do Índice de Massa Corporal (IMC).
A ideia é que os universitários retornem ao local em agosto para a aplicação de um recordatório alimentar (tipo de questionário utilizado por nutricionistas para a coleta de informações sobre a alimentação do paciente e para a avaliação e prescrição de dietas).
Atualmente, o projeto atende 32 idosos que participam de atividades esportivas e oficinas de inclusão digital e socioeducativas duas vezes por semana na unidade II da Associação Espírita “O Bom Samaritano” que está localizada na Avenida Salim Antônio Curiati n° 1591 no Jardim Brasil em Avaré/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3732.5390.
Deixe seu comentário