No início do semestre, os alunos do 5º período do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale aprenderam a executar a avaliação nutricional em crianças, adolescentes e gestantes.
Para dar continuidade ao aprendizado prático, as professoras e nutricionistas Mariana Tablas e Loraine Gollino realizaram mais atividades de execução dos fundamentos explicados em sala de aula.
Aplicação de questionário de frequência alimentar, avaliação de circunferências (cintura, braço, prega cutânea, entre outras), verificação de peso e altura, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), execução de fórmulas e análise de porcentagem de gordura e de reserva muscular foram alguns dos tópicos em estudo nas aulas de 30 de abril, 07 e 21 de maio.
Utilizando fita métrica, balança, estadiômetro e adipômetro, os futuros nutricionistas avaliaram obesos, 14 idosos do Condomínio Maria Diva Contrucci Pimentel localizado na Vila Dignidade em Avaré/SP e pacientes que se enquadram em 07 casos clínicos diferentes (amputados, com edema, ascíticos e outros).
“A avaliação nutricional é uma atividade essencial na prática do nutricionista. Existem diversas formas de se avaliar um indivíduo. Tudo depende do estado e das condições do paciente, da faixa etária e da situação clínica em que ele se encontra. Cada caso é avaliado com um parâmetro diferente e o nutricionista deve ter domínio sobre isso”, explicou a professora Mariana Tablas sobre a importância das atividades práticas e da disciplina.
Deixe seu comentário