Jornalismo econômico e o mundo pós-pandemia causada pela COVID-19 foi o tema da palestra ministrada por Danilo Vivan no último dia 12 para os estudantes do 5º e 7º períodos do curso de Jornalismo e para o 3º da Administração da Faculdade Eduvale de Avaré. |
![]() |
O palestrante apresentou as implicações da cobertura jornalística na área de economia, suas características e os meandros do acesso à informação, além de traçar um panorama de como a pandemia afetará a economia e falar das implicações na produção e análises jornalísticas após a crise.
De acordo com ele, o jornalismo econômico constitui importante vertente da apuração dos fatos que afetam diretamente a vida de todas as pessoas. “Esta modalidade de abordagem dos fatos relaciona as decisões políticas, as posturas de produção e o cotidiano em sociedade. Em época de intensa transformação, nunca o jornalismo foi essencial para a compreensão do mundo e dos impactos de uma doença que além de vitimar milhões de pessoas também paralisou toda a atividade econômica. Qual será o futuro da economia a partir deste marco é a principal indagação que fica”, frisou.
Retração do PIB, o fechamento de grandes empresas, desaceleração da economia mundial, pedidos de falência, a ação dos governos, o preço dos alimentos, garantia de salários e empreendedorismo também foram assuntos abordados.
Danilo Vivan é jornalista com especialização em Finanças e em Relações Públicas, foi repórter de economia do jornal O Estado de S. Paulo, analista de comunicação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), gerente de comunicação da BRAiN (Brasil Investimentos e Negócios) e tem mais de 20 anos de experiência em redações e comunicação corporativa com ênfase em finanças e serviços bancários.
Deixe seu comentário