Para que os estudantes do 7º período do curso de Administração da Faculdade Eduvale entendam como a pandemia pela COVID-19 afeta o agronegócio brasileiro, o professor Guilherme de Oliveira Moreira organizou duas palestras ministradas no Ambiente de Aprendizagem Virtual nos dias 14 e 28 de maio.
O convidado Dr. Rodrigo de Campos Menck apresentou os desafios e as projeções futuras do agronegócio para o ano de 2020, falou como as cooperativas podem ajudar o país a passar por esse momento difícil por meio de políticas públicas que viabilizem canais de comunicação e de venda, destacou a importância da agricultura familiar para o equilíbrio da oferta/demanda e demonstrou comparativos econômicos pré e pós-pandemia.
De acordo com o palestrante, neste momento é fundamental manter a economia aquecida e o mercado abastecido, além fortalecer o Brasil como grande exportador e produtor de alimentos uma vez que temos vantagem competitiva na produção de carnes e cereais forrageiros e no crescimento do mercado comprador chinês. A depreciação da taxa de câmbio entre o real e o dólar também beneficia agricultores brasileiros. “Mesmo em um período conturbado como o que estamos vivendo, o setor tem uma perspectiva positiva com crescimento na ordem de 8% comparado com o ano de 2019”, finalizou.
![]() |
![]() |
A importância do crédito rural foi o tema da segunda palestra. Amanda Cristina de Oliveira da Fonseca, do Sicoob Credeceripa, apresentou as linhas de crédito com as quais estão trabalhando no momento, falou sobre o Plano Safra, citou dados de exportação e deu uma explanação detalhada sobre taxas e prazos de pagamentos para produtores.
Os objetivos das atividades foram proporcionar que os alunos associem os conceitos vistos em aula durante a disciplina Agronegócios e prover informação especializada sobre o papel do administrador nesta área.
Deixe seu comentário