O Brasil é o segundo principal mercado pet do planeta e com milhões de cães e gatos de estimação, cresceu a preocupação com a saúde e bem-estar destes animais. A alimentação está diretamente relacionada a esses fatores e com o passar dos anos houve grande evolução na questão da nutrição que na década de 80 era feita no geral com restos de alimentos.
Indústrias e fábricas de rações que produzem produtos cada vez mais seguros, adequados e especializados são um potencial campo de atuação para veterinários e zootecnistas. Para que os estudantes saibam mais sobre o assunto, a professora Dra. Vânia Fournou organizou duas palestras realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
![]() |
![]() |
A primeira foi ministrada por Priscila Martins Ribeiro no dia 28 de maio e os alunos puderam aprender sobre aspectos gerais, manejo alimentar nas fases da vida, estimativas das necessidades energéticas e formulação de ração para cães e gatos. Já no último dia 4 de junho, a veterinária Manuela Fischer falou sobre a atuação profissional como nutricionista de animais.
“Nutrir significa oferecer a quantidade de substâncias necessárias para garantir o bom funcionamento do organismo animal. A nutrição baseia-se em estudos para chegar a fórmulas totalmente balanceadas visando a manutenção da saúde aliada à taxa de crescimento desejável e ao apoio às fases com maior demanda de certos nutrientes nos diferentes períodos da vida do pet”, complementou a Dra. Vânia.
Deixe seu comentário