Na disciplina de Introdução a Nutrição, os estudantes têm a oportunidade de conhecer as áreas de atuação profissional. Visando aproximar o conhecimento teórico com a realidade da profissão, a coordenação do curso convidou nutricionistas para apresentar as áreas que trabalham e as atualidades que envolvem a alimentação e nutrição.
A primeira convidada foi Tatiana Figueiredo que falou sobre um dos setores que mais cresce: a nutrição e o esporte. Consumo incorreto de alimentos e suprimentos, esportes que requerem maior cuidado com a alimentação, o perigo das dicas sem embasamento, o uso de suplementos sem prescrição, como a nutrição afeta a vida do atleta, acompanhamento nutricional, demandas fisiológicas e nutricionais durante o exercício, modalidades de endurance, relação entre carboidratos e exercício físico, hidratação, termorregulação e estratégias nutricionais nas principais fases dos atletas foram os assuntos em pauta.
![]() |
![]() |
Nutrição e psiquiatria foi o segundo tema abordado. Essa é uma das áreas que tem relação com a Nutrição Clínica e também com a UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição)se desenvolvida em hospital psiquiátrico. Daniela Regina Pigoli apresentou alguns dados epidemiológicos dos transtornos mentais e contou como é o serviço de nutrição em hospitais dessa especificidade. Ela ainda abordou a relação entre depressão e déficit de nutrientes e descreveu tipos de dietas.
Finalizando as atividades, as nutricionistas Marielle Fernanda Panelli e Daniela S. Biagioni Vulcano do Hospital das Clínicas da UNESP/Botucatu trouxeram o atual e importante tema que é o trabalho do nutricionista com pacientes críticos na linha de frente contra a COVID-19. |
|
Deixe seu comentário