Nas últimas semanas, os alunos do 2° período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Eduvale participaram de atividades que complementam a disciplina Sociedade Brasileira e Cidadania ministrada pelo professor Manoel Martins.
As origens do problema fundiário brasileiro foi o tema da palestra realizada pelo historiador Mateus Cruz Ortega que apresentou um panorama do processo de colonização brasileira a fim de investigar as origens da desigualdade fundiária no país apontando aspectos socioeconômicos, políticos e culturais para a compreensão da origem da divisão de terras. “É impossível falar de Brasil (de seus principais desafios, problemas e dilemas) sem tocar na questão da terra. O problema fundiário não rende somente análises econômicas do país, mas também oferece pistas sobre os traços sociais, políticos e culturais de nossa sociedade”, pontuou o docente Manoel.
![]() |
![]() |
Já o pedagogo Ryuichi Nakashima falou sobre ciência, tecnologia e soberania nacional sob a perspectiva de José Walter Bautista Vidal (engenheiro civil formado pela UFB com pós-graduação em física nuclear na Universidade de Stanfort, professor da UnB e referência importante no Brasil em produção científica e tecnológica, desenvolvimento e energia). Além de provocar uma reflexão crítica a respeito dos principais problemas que nosso país enfrenta em matéria de desenvolvimento tecnológico, o convidado apresentou perspectivas de superação. Crise sanitária, pandemia, importação, tecnologia, retrocesso e privatizações também foram assuntos em pauta.
Deixe seu comentário