Durante este semestre, os alunos dos 5°s e 7°s períodos do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré treinaram uma série de habilidades práticas na Clínica de Nutrição da Instituição.
A relação da nutrição com as diferentes patologias (hipertensão, doença celíaca, doenças renais crônicas, alergias alimentares, entre outras) foi o assunto abordado pela Dra. Marcela Watanabe. A proposta foi explicar como a nutrição pode ajudar no tratamento ou na prevenção e como o nutricionista deve trabalhar com pacientes com estes casos. “Qualquer alteração nas funções dos órgãos influencia a alimentação, o processo digestivo, o aproveitamento de nutrientes e o metabolismo. É preciso que o nutricionista esteja muito atento a isso”, disse a docente.
Divididos em grupos, os futuros nutricionistas também simularam atendimentos direcionados para crianças, adolescentes, gestantes e idosos.
|
|
A professora Mariana Tablas apresentou o protocolo padronizado de atendimentos clínicos. Os alunos treinaram as técnicas de aplicação do inquérito nutricional e da avaliação nutricional completa com a verificação de circunferências (cintura, braço e pregas cutâneas), de peso e altura, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), análise de porcentagem de gordura e de reserva muscular. “A avaliação é uma atividade essencial na prática do nutricionista! Existem muitas singularidades e variáveis como idade, situação clínica, histórico, hábitos, etc. Cada atendimento é único e é fundamental que os estudantes treinem ainda durante a graduação”, frisou a nutricionista e professora.
|
|
Deixe seu comentário