Na última semana, uma equipe de professores e alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré deu sequência a uma série de levantamentos sobre a fauna e flora da Fazenda Eduvale.
Os trabalhos começaram em abril soba coordenação das docentes Dras. Carolina Vieira e Camila Vaz com a identificação da vida vegetal da área utilizando métodos de amostragem.
A proposta visa compreender as diferentes formas de vida existentes no local, definir estratégias de conservação ambiental e tornar a Fazenda Eduvale um berço de pesquisas científicas.
O trabalho segue neste mês com a coleta de peixes do açude. Amostras de água também foram extraídas com o uso de uma sonda multiparâmetros para que sejam realizadas as análises das variáveis abióticas locais por meio da coleta de macroinvertebrados, zooplâncton, algas e plantas aquáticas. Os trabalhos são coordenados pela docente e bióloga Dra. Carolina Vieira e pelo pesquisador ictiólogo e docente Dr. Valter Monteiro.
![]() |
![]() |
“Inventários de fauna são necessários para descrever a diversidade de espécies no espaço e no tempo. Esse é um trabalho fundamental para a conservação da biodiversidade. É essencial que os biólogos conheçam os métodos e técnicas utilizados em estudos de ecologia e sistemática vegetal. Essa atividade promove a prática e também o conhecimento sobre pesquisa”, frisou a professora Dra. Carolina Vieira sobre a importância do levantamento para os futuros biólogos.
Deixe seu comentário