“Medicina e comunicação: quem tem razão?” foi o tema da palestra virtual ministrada pela jornalista Tatiana Ferraz na noite de 1° de dezembro para os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Eduvale. Os estudantes de Direito e Enfermagem também foram convidados para assistir a apresentação. |
|
O foco foi alertar os futuros comunicólogos quanto aos perigos das fakenews na produção e na cobertura de notícias e campanhas sobre a Covid-19, além de ressaltar a necessidade de especialização em saúde para os profissionais que estão trabalhando na área.
“Todos nós sabemos o quanto a pandemia fez com que os meios de comunicação se desdobrassem para tentar produzir textos e captar informações mais precisas sobre pesquisas, vacinas e ensaios clínicos. Como os jornalistas não têm formação acadêmica em saúde, muitas notícias acabaram sendo distorcidas, exageradas ou prestaram um desserviço por alardear a população para aspectos que não tinham tanta relevância. Os profissionais do Direito também não têm conhecimento sobre evidências científicas o que traz um problema sério chamado judicialização da medicina quando se vêem entre a cruz e a espada para decidir se um cidadão tem ou não direito a um medicamento caríssimo enquanto hospitais e postos de saúde necessitam de verbas para atender uma população inteira”, ressaltou Tatiana.
“Nunca foi tão importante falar sobre saúde como agora!É nosso dever como comunicólogos saber interpretar a medicina e passar as informações de forma clara e objetiva”, finalizou.
Sobre Tatiana de Bruyn Ferraz Teixeira:
Jornalista, mestre em Comunicação na Contemporaneidade e professora de telejornalismo e radiojornalismo. Iniciou a carreira como redatora na rádio Jovem Pan, onde logo passou a ser editora e apresentadora. No SBT foi apresentadora e participou da cobertura da Copa do Mundo da França. Também foi repórter e apresentadora da Rede Record de Televisão integrando a bancada do programa Fala Brasil. Tatiana ainda atuou na TV Gazeta, na rádio e TV Cultura e na Eldorado AM. Atualmente é âncora e apresentadora da rádio Estadão de São Paulo e narradora de programas do Discovery Channel.
Deixe seu comentário