O 10° período do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré esteve na Fazenda Lanza Citrus no último dia 16 e participou de uma aula prática sobre técnicas de aplicação de defensivos. |
|
Na citricultura e na maioria dos sistemas de produção agrícola, o controle químico de pragas e doenças é uma das principais ferramentas para garantir a sanidade e produtividade das lavouras. Apesar de fundamental, a utilização deve ser criteriosa e deve-se levar em consideração os custos e riscos à saúde humana, animal e aos recursos naturais.
Calibração e regulagem dos turbo pulverizadores, quantidade correta de produtos, locais de aplicação, consumo de calda, contaminações ambientais, segurança do trabalhador, equipamentos de proteção individual, alvos biológicos e químicos, condições ambientais, tipos de máquinas, custos de produção e produtividade foram alguns dos tópicos abordados pelo engenheiro agrícola André Tropiano que também realizou demonstrações.
Os futuros agrônomos tiveram a oportunidade de ver qual a quantidade correta de produto a ser colocado e aplicado para ter efetividade e evitar desperdícios, já que essa operação é onerosa.
“A eficiência da pulverização depende de diversos fatores e nesta atividade pudemos apresentar como trabalhar todos eles em conjunto”, concluiu o engenheiro agrônomo Dr. Marcio Lanza, coordenador da Agronomia Eduvale e proprietário da Lanza Citrus.
Deixe seu comentário