Na última semana, o professor Marcelo Caetano e uma equipe de alunos do 6° período do curso de Fisioterapia da Faculdade Eduvale de Avaré iniciaram o projeto de extensão “Ergovida Laboral: cuidando de quem trabalha” direcionado aos colaboradores da Instituição.
As atividades acontecem todas as terças e quintas-feiras em horários diurno e noturno com turnos de aproximadamente 20 minutos e práticas de ginástica laboral (alongamento, relaxamento, fortalecimento, coordenação e equilíbrio, exercícios de conscientização postural, atividades de ritmo e movimento, jogos e atividades lúdicas).
|
|
O grupo realizará avaliações detalhadas de ergonomia envolvendo o ambiente de trabalho, mobiliários e equipamentos para identificar riscos e áreas de melhoria. Ainda coletarão dados sobre posturas, movimentos, iluminação, ruído e outras variáveis relevantes para o desenvolvimento de campanhas educativas. Os universitários também serão responsáveis pela evolução dos participantes com a aplicação de questionários e observações durante as dinâmicas.
O objetivo do projeto é promover a saúde e o bem-estar, incentivar a qualidade de vida e a adoção de hábitos saudáveis, minimizar o risco de lesões ou desconfortos, prevenir problemas e reduzir a tensão e o estresse físico.
“Estes exercícios melhoraram a saúde e têm alguns benefícios, entre eles: ajudar na melhora dos sistemas cardíaco, respiratório e esquelético; reduzir a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia; cuidar da saúde mental ao combater doenças ocupacionais como LER/DORT, depressão e ansiedade; aumentar a atenção e a concentração; melhorar a consciência corporal (condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência);minimizar a monotonia, a sensação de tédio e infelicidade e ainda é um momento para descontrair”, ressaltou o fisioterapeuta e docente Marcelo.
Para os alunos, essa é uma oportunidade para fornecer conhecimentos sólidos sobre os princípios da ergonomia, capacitá-los a identificar riscos em diferentes cenários, desenvolver habilidades para avaliar ambientes e situações que podem afetar a saúde postural, oferecer oportunidades práticas e estimular o pensamento crítico na resolução de desafios.
Deixe seu comentário