Nos dias 06 e 07 deste mês, os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Zootecnia e Agronomia da Faculdade Eduvale participaram de uma oficina sobre meliponicultura e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) realizada na Fazenda Eduvale.
Fruto da parceria com a regional Avaré da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a atividade teve como objetivos oportunizar conhecimentos sobre cultivo e manejo das PANCs com relação à meliponicultora e apresentar de que forma as diversas profissões podem atuar em conjunto na área.
Os universitários também iniciaram a implantação do Meliponário Escola denominado Jardim de Mel. O espaço contará com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC´s) que fornecem alimento para as abelhas que por sua vez realizarão a polinização.
|
|
“Existe uma estreita relação entre as PANCS e a meliponicultura visto que ambas destacam a importância da preservação das abelhas nativas e a conservação da biodiversidade. A interconexão desses elementos é crucial para promover práticas agrícolas sustentáveis e preservar a saúde dos ecossistemas naturais. Nesse contexto, temos as abelhas sem ferrão desempenhando um papel fundamental na polinização das PANCs e de muitas outras plantas, e por sua vez, as PANCs fornecendo alimento para as abelhas. Essa visão integrada das interações entre os seres vivos é fundamental para a preservação e para a sustentabilidade”, destacou a Dra. Ligia Corazza, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Eduvale e uma das organizadoras da oficina.
Deixe seu comentário