A cardiologia veterinária é uma especialidade importante na clínica médica de pequenos animais visto a alta frequência com que cães e gatos são acometidos por problemas cardíacos.
Para preparar os futuros médicos veterinários com conhecimentos teóricos e práticos sobre diagnósticos e tratamentos, a professora Dra. Marina Gea organizou um minicurso de arritmias ministrado pelo cardiólogo Guilherme Bonadia no HVET Eduvale na manhã de hoje, 17.
![]() |
![]() |
O veterinário pós-graduado na área que atua exclusivamente neste segmento há mais de 2 anos falou sobre os quadros mais observados (arritmia sinusal, bloqueio atrioventricular e os respectivos graus, taquicardias ventriculares, fibrilações atriais, entre outros), como abordá-los no atendimento clínico primário, como identificar anomalias, os sinais clínicos de suspeita (tosse, cansaço, desmaios ou alteração de coloração na mucosa), drogas e classes utilizadas e acompanhamento dos pacientes. Ele ainda ressaltou a importância do diagnóstico prévio, explicou quando é indicada a consulta com especialista principalmente para aqueles que passarão por procedimentos anestésicos e comentou as alterações mais comuns em idosos.
Os estudantes ainda assistiram atendimentos de pacientes com e sem suspeita de cardiopatia, nos quais eles passaram pelo exame de eletrocardiograma com as mensurações e análises das ondas.
A atividade foi direcionada ao 6º período do curso e complementou a disciplina Clínica de Pequenos Animais.
Deixe seu comentário