No Dia Internacional da Síndrome de Down (T21), 21 de março, os alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Eduvale assistiram uma palestra sobre o anticapacitismo e os Direitos da Pessoa com T21, no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Avaré/SP. |
|
Amanda Picanço, fisioterapeuta e docente da Faculdade Eduvale, falou sobre formas de abordagem de crianças entre 1 aos 4 anos de idade e ressaltou a importância do evento como um momento de reflexão sobre inclusão e respeito à diversidade. Relatos de mães e familiares sobre o acesso aos direitos, apresentação do coral de libras “Mãos que Cantam” também fizeram parte da programação.
“O dia 21 de março foi escolhido por representar a triplicação (trissomia) do 21° cromossomo, que causa a síndrome. E nesse cenário, a fisioterapia tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da criança e os aspectos da psicomotricidade”, destacou Samira Tonin, coordenadora do curso de Fisioterapia Eduvale.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre questões relacionadas à inclusão das pessoas com Down e combater a discriminação contra deficiência na sociedade, o evento foi realizado em parceria com a Associação FLUIR (Famílias Ligadas à União, Inclusão e Reconhecimento de pessoas com T21), Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Avaré, e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Avaré.
Deixe seu comentário