Nesse bimestre, os calouros do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Eduvale orientados pela docente Dra. Alessandra Dhom iniciaram uma série de visitas técnicas em propriedades rurais, pequenos produtores e ONGS de Avaré e região, a fim de analisar o comportamento e bem-estar animal.
Ao visitar diferentes locais, os universitários tiveram a tarefa de avaliar o sistema de criação com base nas 5 Liberdades do Animal (a liberdade de sede, fome e má-nutrição; a liberdade de dor e doença; a liberdade de desconforto; a liberdade para expressar o comportamento natural da espécie; a liberdade de medo e de estresse) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Após as observações, os futuros médicos veterinários terão que elaborar um levantamento com as qualidades de cada local e indicar melhorias para os proprietários.
“Nesta atividade, os alunos colocam em prática conceitos sobre sustentabilidade, preservação de vida dos animais e compreendem o funcionamento de cada instituição. Verificam também as principais dificuldades encontradas e sugerem propostas de melhoria. O que faz com que nossos alunos estejam de encontro com a realidade de trabalho”, ressaltou a Dra. Dhom.
Deixe seu comentário