No último sábado, 05 de abril, os alunos de Engenharia Civil e Arquitetura participaram de uma oficina sobre fundações e sistemas construtivos ministrada por Adriano de Abreu Egydio da Bauru Sondagem.
Durante a atividade, os futuros profissionais aprenderam a realizar ensaios SPT e análises de valores para projetos estruturais. No câmpus da Instituição, o convidado conduziu uma demonstração sobre o processo de elaboração do laudo de sondagem utilizando o ensaio SPT em campo. Este procedimento envolveu a aplicação de golpes para perfurar 45cm a cada metro de camada de solo. Os golpes foram registrados a cada 3 camadas de 15cm, totalizando os 45cm de deslocamento. O ensaio foi realizado utilizando equipamentos específicos e seguindo a norma “Sondagem de simples reconhecimento com SPT — Método de ensaio NBR 6484-2020”. Foram perfurados 2 metros a seco e mais 2 metros com a adição de água ao solo, visando demonstrar a diferença nos resultados.
O propósito foi proporcionar aos alunos uma compreensão do processo de sondagem, que é essencial para a elaboração de projetos estruturais de elementos de fundações. Esse conhecimento permite a decisão sobre o uso de fundações profundas ou rasas, dependendo da resistência do solo determinada pelos valores SPT obtidos no ensaio. Além disso, contribui para garantir a estabilidade na construção de edifícios.
Deixe seu comentário