Na noite de ontem, 23 de agosto, os alunos do 8º período do curso de Fisioterapia da Faculdade Eduvale de Avaré realizaram uma visita técnica à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/SP (HCFMB/UNESP). |
|
Supervisionados pelo professor Moisés Teixeira, os estudantes participaram de atividades práticas, acompanhando o atendimento a pacientes acamados, intubados e traqueostomizados sob ventilação mecânica. As atividades incluíram manobras de higiene brônquica, aspiração orotraqueal e nasotraqueal, ajustes de ventilação mecânica, além de práticas com ventilação mecânica não invasiva (BIPAP e CPAP) e a admissão de pacientes intubados na UTI.
Profissionais da área de fisioterapia hospitalar desempenham tarefas essenciais como a avaliação e prevenção de complicações respiratórias, neurológicas e motoras durante a internação em UTI. Além disso, traçam objetivos terapêuticos específicos para cada paciente, tratando e prevenindo condições como atrofias, contraturas, linfedemas e úlceras de decúbito. Eles também podem auxiliar no desmame da ventilação, na oxigenoterapia e na extubação.
“O objetivo da visita técnica em fisioterapia hospitalar é proporcionar aos alunos a oportunidade de observar como os fisioterapeutas atuam no atendimento a pacientes graves na UTI, além de entenderem como se integram às equipes multidisciplinares. Atividades como essa são fundamentais para a formação dos alunos, pois permitem que desenvolvam habilidades profissionais ao vivenciarem situações reais e compreendam a atuação do fisioterapeuta em uma UTI de alta complexidade, com pacientes em estado crítico”, explicou o professor Moisés.
Deixe seu comentário