Manoel Martins, historiador e professor dos cursos de Direito e Publicidade e Propaganda da Faculdade Eduvale de Avaré, lançou este mês o livro “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada”. Publicado em formato e-book pelo selo da Comissão Editorial do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, a obra aborda a relação entre jornalismo cultural e música popular no Brasil.
Em sua pesquisa, Martins faz uma análise histórica e crítica da “Ilustrada”, a seção de música do jornal Folha de S.Paulo, e sua importância no contexto da Música Popular Brasileira (MPB), com ênfase no último quarto do século XX. A obra oferece uma reflexão sobre a evolução da crítica musical e as interações entre a imprensa, a indústria fonográfica e os movimentos culturais da época.
O estudo de Martins é um importante contributo para o campo da história da imprensa e do jornalismo, além de fornecer insights relevantes para a historiografia da música popular no Brasil. O livro também é uma leitura essencial para alunos e profissionais das áreas de jornalismo e publicidade, especialmente considerando que a Eduvale oferece cursos de Comunicação Social. “A publicação foi realizada por meio do edital 01/2023 da Comissão Editorial do Departamento de História da UNIFESP. E é uma versão modificada da minha dissertação de mestrado, enriquecida com um prefácio assinado pelo sempre generoso Prof. Dr. Adalberto Paranhos (UFU)”, destaca o docente Martins.
“Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” está disponível para download gratuito no site da Comissão Editorial do Departamento de História. Clique e baixe aqui.
Deixe seu comentário