Na noite de ontem, 19, os estudantes do 5º período de Nutrição do Centro Universitário Eduvale realizaram uma atividade prática no laboratório de nutrição, onde aprenderam elaborar dietas hospitalares com diferentes consistências: geral, branda e pastosa. A atividade teve como objetivo proporcionar aos futuros nutricionistas um aprendizado sobre a adaptação das dietas às necessidades dos pacientes, considerando a dificuldade de ingestão de alimentos em diferentes condições clínicas.
Sob a supervisão da professora Amanda Luisa Spiller, os alunos aprenderam sobre as características e as finalidades de cada tipo de dieta, que são indicadas conforme a debilidade do paciente. “É fundamental que os alunos compreendam essas variações, já que no futuro, ao trabalharem em hospitais, unidades de alimentação e nutrição (UAN) ou clínicas, eles precisarão saber como adaptar as dietas para melhorar a aceitação do paciente“, explicou a professora.
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A dieta geral, que consiste em alimentos mais firmes e próximos à alimentação cotidiana, foi preparada pelos alunos com arroz, filé de frango, salada de alface, tomate e cenoura ralada, além de sobremesa de doce de banana com canela e cravo. Para a dieta branda, que auxilia na digestão e mastigação, os estudantes prepararam arroz mais cozido, frango desfiado com tomate e cebola bem cozidos, cenoura, chuchu e o doce de banana. Já para a dieta pastosa, indicada para pacientes em transição pós-cirúrgica ou com dificuldades de deglutição, os alunos desenvolveram arroz papa, frango triturado, purê de cenoura e chuchu, além de um doce de banana mais amassado.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas por esses tipos de dieta, especialmente a branda e a pastosa, é a aceitação por parte dos pacientes. Devido à textura e consistência diferenciadas, esses alimentos podem ser rejeitados. Para contornar esse problema, os alunos utilizaram sal de ervas para temperar os pratos salgados, com o intuito de proporcionar mais sabor e tornar a refeição mais agradável ao paladar dos pacientes.
“Atividades como essa são essenciais para que os alunos consigam vivenciar, na prática, situações que enfrentarão em suas carreiras. Compreender as variações nas dietas e como melhorar a aceitação dos pacientes é crucial, já que dietas hospitalares, muitas vezes, são bem recusadas”, concluiu a professora Amanda Luisa Spiller.
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