Nos dias 13 e 14 de março, o Centro Universitário Eduvale sediou a IV Feira de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAMEL), o evento considerado a vitrine do mel regional foi organizado pela própria instituição, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Associação de Apicultores de Avaré (AAMARE) e Federação das Associações Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMPESP).
Na abertura oficial, uma mesa solene foi composta pela presença de diversas autoridades e representantes importantes para o setor. Entre eles o Dr. Claudio Mansur Salomão, Chanceler e presidente mantenedor do UNEDUVALE; Evandro de Oliveira, reitor do UNEDUVALE; Dra. Ligia Corazza, Coordenadora do curso de Ciências Biológicas e presidente da comissão organizadora da FAMEL; Felipe Nakamura, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP) e do Sindicato Rural de Avaré; Fernando Alonso, diretor Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado; Euvaldo Neves Junior, representante da CATI e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento; Dr. César Augusto Martins Mouta, Diretor da Defesa Agropecuária Regional de Avaré; Vanilda Luciene de Faria Santos, presidente da FAAMESP; Leandro Holmo Vilela Ribeiro, consultor de negócios do SEBRAE Botucatu; Pedro Fusco, vereador; André Nazario dos Santos, Major PM; Leonardo Mazzoni, presidente da AAMARE; e Joel Santiago de Andrade, presidente da APICUESTA, entre outros representantes da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
|
|
|
|
|
|
O objetivo principal da feira foi impulsionar o desenvolvimento da apicultura, que envolve a criação de abelhas com ferrão, e da meliponicultura, que trata da criação de abelhas sem ferrão. Nesta edição, os participantes puderam aproveitar uma programação diversificada, com palestras, minicursos, mesa redonda, exposição de produtos, concursos e atividades culturais. Durante o evento, o público teve a oportunidade de aprender sobre a produção de hidromel e outros produtos derivados do mel, como esfoliante, cerveja e vinagre. Além disso, houve discussões sobre temas como a criação de abelhas rainhas, o custo da produção do mel, o resgate de abelhas em áreas urbanas, pomadas para pets, como identificar mel puro e como distinguir produtos falsificados, entre outros.
Para o Centro Universitário Eduvale, participar de eventos como a FAMEL é de grande importância, pois além de apoiar os produtores de apicultura e meliponicultura, a instituição contribui para a ampliação do conhecimento sobre essas atividades e reforça a relevância das abelhas para a biodiversidade e a produção de alimentos.
O evento também contou com o apoio do Sindicato Rural de Avaré, SENAR, SEBRAE, FAESP, TV Nova Serrana, Do Vale TV, Eduvale FM, Jovem Pan Avaré e Rádio Avaré e Café Campino, Pinheirão Supermercados e APICUESTA.
Deixe seu comentário