Entre os dias 19 e 21 de maio, o Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) realizou a XIV Semana da Comunicação. Direcionado aos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o evento teve como tema “A Comunicação é o que nos une” com os objetivos de reforçar a identidade da Instituição e aproximar os estudantes das transformações contemporâneas da área da comunicação por meio de um ciclo de palestras.
|
|
|
|
A programação contou com três noites de atividades. Na abertura, a publicitária Sulaya Nassif ministrou a palestra “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, abordando o papel estratégico do atendimento ao cliente nas agências de publicidade. Com passagem pela WMcCann e atuação junto a grandes marcas como Nestlé, Seara e Francis, Sulaya explicou como o profissional de atendimento funciona como elo entre cliente e agência, destacando a importância da escuta, da mediação e da compreensão do negócio do cliente para o sucesso das campanhas. A palestra também trouxe reflexões relevantes para os estudantes de Jornalismo, ao destacar as habilidades de relacionamento interpessoal, essenciais tanto para publicitários quanto para jornalistas em contato com fontes e públicos diversos.
Na segunda noite, a professora e socióloga argentina María del Rosario Zavala apresentou uma palestra sobre comunicação e imagem digital na encruzilhada das guerras culturais. Em sua fala, abordou a noção de “pós-fotografia”, conceito que estuda a forma como as imagens, sobretudo nas redes sociais, se tornaram meio principal de expressão e identidade. Memes, selfies e registros cotidianos, segundo a pesquisadora, compõem hoje um universo visual em que a linguagem da fotografia tradicional se funde com novos modos de produção e circulação de sentido. Sua abordagem sociológica atraiu o interesse dos alunos de ambos os cursos, por tratar das novas formas de comunicação imagética que moldam o comportamento e a cultura contemporânea.
O encerramento da semana ficou a cargo do jornalista Tiago Rodella, assessor de imprensa da USP de Bauru. Ele abordou a comunicação pública organizacional com foco na construção de relacionamento e fortalecimento de marca em instituições públicas. Com base em sua experiência como servidor público, Rodella apresentou aos estudantes um panorama sobre o cotidiano do profissional de comunicação no setor público, destacando os desafios e as vantagens desse campo de atuação. Em sua fala, discutiu ainda como as funções de jornalistas e publicitários se complementam dentro das assessorias de comunicação, e refletiu sobre as mudanças na percepção dos jovens em relação ao emprego com vínculo formal, em um momento em que há crescente valorização de formatos mais flexíveis de trabalho.
Além das palestras, a XIV Semana da Comunicação contou com uma exposição de equipamentos históricos utilizados na comunicação ao longo das últimas décadas, promovendo uma reflexão sobre os avanços tecnológicos e o impacto das mudanças nas práticas profissionais. “Com a presença de profissionais de diferentes áreas, uma publicitária, uma socióloga e um jornalista, o evento cumpriu seu objetivo de oferecer uma programação plural e integrada, contemplando interesses dos dois cursos e fomentando o pensamento crítico e interdisciplinar entre os estudantes do UNEDUVALE”, ressaltou o Dr. Danilo Berbel, coordenador dos cursos de Publicidade e Jornalismo do UNEDUVALE.
Deixe seu comentário