Gabriel Rodrigues de Barros, aluno do 7° período do curso de Arquitetura & Urbanismo do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) participou da edição 2025 do Kaira Looro Architecture Competition, uma das mais importantes competições internacionais de arquitetura com foco em ações humanitárias.
Organizado anualmente pela ONG italiana Balouo Salo, o concurso tem como missão propor soluções arquitetônicas para desafios enfrentados por comunidades em situação de vulnerabilidade.
Neste ano, o tema do concurso foi o desenvolvimento de uma creche infantil sustentável para áreas rurais do Senegal. O objetivo foi criar um espaço seguro, inclusivo e estimulante, que promova o desenvolvimento integral das crianças nos seus primeiros anos de vida, etapa considerada essencial para o crescimento físico, cognitivo e emocional.
|
|
|
Com base em princípios da neurociência aplicados à arquitetura, Gabriel desenvolveu um projeto que vai além da estrutura física, um ecossistema de aprendizado e esperança, onde as crianças possam crescer em um ambiente que estimule suas capacidades, promova valores e sirva como ponto de encontro e referência para toda a comunidade local. “O propósito deste projeto é dar às crianças de Senegal uma chance de vida. Um local que exala e propicia a vida em sua totalidade”, afirmou o universitário.
Com ampla concorrência internacional e participação de estudantes e jovens arquitetos de diversos países, a competição proporcionou a Gabriel uma experiência transformadora: “Participar de uma competição dessa grandiosidade me dá um sentimento de realização e dever cumprido. Representar meu país, apresentar meu projeto ao mundo e estar em contato com grandes arquitetos foi uma experiência única. Já me sinto premiado pelo conhecimento que adquiri e por tudo que vivenciei durante o processo”, declarou.
Gabriel também destacou o papel fundamental do UNEDUVALE em sua jornada no concurso. Durante seis meses de desenvolvimento do projeto, ele contou com o suporte do curso de Arquitetura e Urbanismo, colegas, professores e, especialmente, do professor Edmilson Queiroz Dias, que atuou como mentor no processo. “O UNEDUVALE me abraçou de forma especial. O apoio dos professores, da coordenação, dos colegas de sala e principalmente do professor Edmilson foram essenciais para o desenvolvimento do projeto. Agradeço imensamente a toda a família UNEDUVALE por acreditarem em mim”, concluiu Gabriel.
Deixe seu comentário