Na manhã de hoje, 6 de agosto, os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) participaram de uma palestra especial sobre o controle da raiva dos herbívoros.
A apresentação foi ministrada por Paulo Antonio Fadil, gerente técnico do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), iniciativa vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
|
|
Durante a palestra, o convidado falou de aspectos técnicos e estratégicos do PECRH, programa que tem como foco o controle e monitoramento de abrigos de morcegos hematófagos que são os principais transmissores da raiva para os herbívoros. A zoonose, considerada fatal, representa um risco significativo tanto para os animais quanto para a população humana.
Além de destacar a importância da prevenção, o encontro enfatizou o papel fundamental do médico veterinário no combate à raiva. Segundo Fadil, o controle da doença faz parte de um programa nacional do Ministério da Agricultura, executado por equipes estaduais compostas por médicos veterinários e técnicos da pecuária. Esses profissionais são responsáveis por ações como o monitoramento da fauna, a coleta de material biológico e o diagnóstico laboratorial da raiva.
O diretor da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Cesar Moura, e a médica veterinária da Vigilância Sanitária de Avaré, Dra. Adriana Ferraz também estiveram presentes e prestigiaram a apresentação.
Deixe seu comentário