O Grupo de Estudos João W. Nery retomou suas atividades na tarde de ontem, 28 de agosto, trazendo novidades para o segundo semestre de 2025. O encontro, realizado na Biblioteca Juçara Beatriz Mansur Salomão, marcou o início de uma nova fase do grupo, que segue com o compromisso de promover conhecimento, inclusão e diversidade por meio de debates acadêmicos sobre gênero e sexualidade.
Coordenado pela professora Marília Santos, o grupo passa a adotar um formato diferenciado nesta edição. Em vez de textos e artigos isolados, os encontros deste semestre serão dedicados à leitura e discussão integral da obra Pedagogia das Sexualidades, da renomada autora brasileira Guacira Lopes Louro. O objetivo é aprofundar a compreensão teórica a partir da análise de um capítulo por mês, permitindo uma abordagem mais consistente e crítica sobre temas como educação, sexualidade e diversidade.
Além da mudança metodológica, o grupo também amplia sua composição. Tradicionalmente formado apenas por universitários do UNEDUVALE, o João W. Nery agora recebe participantes de outras instituições, promovendo uma troca mais rica de experiências e perspectivas. “Essa diversidade fortalece o debate e torna o grupo ainda mais plural e significativo”, destaca Marília. |
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A produção científica continua sendo um dos pilares da iniciativa. Atualmente, duas pesquisas desenvolvidas no grupo estão em fase final de elaboração e serão submetidas na próxima edição do Congresso de Iniciação Científica UNEDUVALE (CONINCE). A expectativa é que o estudo aprofundado de uma obra de referência contribua para a elaboração de artigos mais sólidos nos próximos anos. “O livro traz uma base ampla sobre sexualidade. A ideia é que, ao final do semestre, tenhamos mais domínio sobre o tema, o que nos permitirá desenvolver artigos com mais profundidade e consistência”, completa a professora.
Os encontros do Grupo de Estudos João W. Nery acontecem mensalmente na Biblioteca Juçara Beatriz Mansur Salomão, localizada no câmpus UNEDUVALE e são abertos a toda comunidade interessada nas temáticas de gênero, educação e diversidade.
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