Na noite de ontem, 27 de agosto, professores e alunos dos cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) participaram de um encontro em alusão ao Agosto Lilás, movimento dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher.
A ação realizada na Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré/SP contou com a apresentação do protocolo estadual “Não Se Cale”, iniciativa que visa fortalecer a rede de apoio e orientação às vítimas.
|
|
A presença dos universitários teve como principal objetivo promover um maior engajamento com pautas sociais relevantes, além de proporcionar uma vivência prática sobre temas que, muitas vezes, infelizmente serão enfrentados por esses futuros profissionais em suas áreas de atuação.
“É importante não só para os nossos alunos, mas para toda a comunidade. O UNEDUVALE tem um compromisso com questões sociais, e eventos como este ajudam a levar mais conscientização à população e também capacitam os estudantes a lidar com essas situações dentro do contexto da psicologia”, ressaltou Karina Guimarães, coordenadora do curso de Psicologia do UNEDUVALE e docente do curso de Publicidade.
O evento também chamou atenção para os tipos de violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual e a importância de não romantizar comportamentos abusivos. Segundo a docente, a crescente estatística de feminicídios no país evidencia a necessidade de ações educativas e de fortalecimento das redes de apoio às mulheres. “Muitas vezes, a
falta de conscientização e de amparo adequado impede que essas mulheres se sintam encorajadas a romper com ciclos de violência”, afirmou.
Do ponto de vista da formação profissional, a experiência agregou de forma significativa. “Essa é uma temática de extrema importância, porque envolve diretamente os conflitos sociais que nossos alunos encontrarão no exercício da profissão. É fundamental que eles saibam reconhecer sinais de violência, orientar corretamente seus pacientes e entender quando cabe quebrar o sigilo profissional para garantir a segurança da vítima”, concluiu a professora.
A participação reforça a formação de profissionais conscientes, críticos e socialmente comprometidos.
Em paralelo, na mesma semana, um grupo de alunos da Psicologia participaram de uma ação promovida em parceria com Secretaria da Mulher no Largo do Mercado em Avaré/SP.
Deixe seu comentário