Na manhã desta quarta-feira, 03 de setembro, os alunos do 8º período do curso de Agronomia do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) iniciaram um projeto da disciplina Experimentação Agrícola, sob orientação da professora Rafaela Magalhães.
O trabalho de pesquisa envolve o cultivo de diferentes hortaliças, entre elas pimenta, beterraba, couve, alface e cebolinha, nos canteiros e estufa da Instituição. Um dos pontos centrais desse experimento é o uso do sistema hidropônico, no qual os alunos irão comparar dois tipos de adubação: química e orgânica. Segundo a professora Rafaela, caso o adubo orgânico apresente resultados positivos, poderá representar uma alternativa de custo zero para os produtores, além de promover maior sustentabilidade e reduzir os impactos ambientais decorrentes do uso de fertilizantes químicos.
Além do plantio, nas próximas etapas, os estudantes também serão responsáveis pelo manejo da área experimental, incluindo irrigação e controle fitossanitário. Já em laboratório serão realizadas as análises de desenvolvimento das plantas. Em seguida, os dados coletados passarão por processamento estatístico utilizando o software Agroestat, o que permitirá avaliar a eficácia dos diferentes tratamentos aplicados.
O projeto une prática de campo, pesquisa e inovação, fortalecendo a formação acadêmica e ampliando a discussão sobre alternativas sustentáveis para a agricultura.
Deixe seu comentário