Na última semana, o projeto Escola da coluna que é uma iniciativa dos alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) retomou os atendimentos para tratamento de disfunções da coluna.
O programa que une ensino, pesquisa e comunidade é gerenciado pelo fisioterapeuta e docente Marcelo Caetano e conta com a participação de alunos dos 6° e 7° períodos proporcionando experiências práticas com pacientes reais e fortalecendo a formação profissional.
“Escolhemos a coluna porque é uma das regiões mais acometidas por patologias na população. É a oportunidade ideal para que os alunos já no sexto termo possam aplicar os conteúdos aprendidos em sala”, explica o professor. Nos atendimentos, os universitários têm a chance de vivenciar, antes do estágio supervisionado, situações reais de atendimento. Isso garante mais maturidade, segurança e preparo para o futuro profissional.
|
|
“O projeto contribui para que eles amadureçam no contato direto com os pacientes. Quando chegarem ao estágio curricular, já estarão mais preparados para realizar anamnese, avaliação e condutas”, reforça o docente.
Durante os encontros, os alunos acompanham e tratam casos de alterações posturais, escolioses e dores crônicas, muitas vezes decorrentes de má postura desde a infância. O atendimento é aberto a todas as faixas etárias, de crianças a adultos.
Outro diferencial da volta neste semestre é a abertura do projeto à comunidade. Antes restrito a alunos, professores, colaboradores e funcionários da instituição, agora qualquer pessoa interessada pode participar, mediante cadastro prévio e uma lista de espera.
Com o retorno da Escola da Coluna, o UNEDUVALE reafirma seu compromisso em oferecer aprendizado prático aos alunos e cuidado à comunidade, fortalecendo a missão social e acadêmica da Instituição.
Deixe seu comentário