Na noite de ontem, 06 de novembro, os alunos do curso de Zootecnia do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) participaram de uma palestra sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sua relevância para o setor agropecuário ministrada por Vitor Aparecido Pelite (engenheiro agrônomo e integrante da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Avaré).
|
Durante a apresentação, Vitor explicou que o CAR é um registro público eletrônico obrigatório, criado para integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais. O objetivo é formar uma base de dados que auxilie no controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico do uso do solo. |
|
“Assim como precisamos declarar o imposto de renda para fins financeiros, o CAR é uma espécie de declaração ambiental da propriedade rural. Ele é essencial para que o produtor esteja regularizado perante a legislação ambiental”, destacou o palestrante.
O engenheiro alertou que a ausência do cadastro pode gerar diversas consequências para os proprietários rurais, como a impossibilidade de realizar transações imobiliárias, financiamentos bancários ou outras atividades legais que dependem da regularização ambiental.
Além da relevância técnica e legal, o tema também foi apontado como uma oportunidade de mercado para os futuros profissionais das ciências agrárias. Segundo Vitor, a crescente exigência do CAR tem impulsionado a demanda por serviços de consultoria e assistência técnica especializada. “O governo tem sido rígido com as regras e isso abriu um novo campo de atuação. Muitos produtores precisam regularizar suas propriedades e buscam ajuda de engenheiros agrônomos, zootecnistas e técnicos autônomos. É uma área que tem crescido muito e pode gerar boas oportunidades para quem está se formando”, explicou.

Deixe seu comentário