Quem trabalha no campo está diariamente exposto a uma serie de riscos e deve saber como se proteger e evitar acidentes sejam eles com produtos químicos, contaminações obtidas através de animais doentes, máquinas, energia elétrica, armazenagem, condições ambientais, matéria em decomposição, exposição a insetos ou microrganismos e animais peçonhentos, entre outros.
Com foco na segurança do trabalhado rural, a professora Dra. Maria de Lourdes Maitan ministrou uma aula prática de Zoologia Geral e Parasitologia para os alunos do 1º período do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré.
O tema em estudo nas noites dos dias 06 e 18 de maio foram os animais peçonhentos e não peçonhentos. Algumas espécies de cobras que podem ser encontradas no campo foram analisadas em laboratório. A professora examinou a morfologia externa dos animais e explicou as características de cada uma classificando-as como venosas ou não venosas.
|
|
Durante a aula, a Dra. Maria de Lourdes também ressaltou a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), neste caso o uso de botas com cano longo ou uma botina com perneira. Segundo a professora, é importante que o agrônomo saiba reconhecer esses animais no campo para sua própria segurança, de outras pessoas e também de animais, principalmente para a execução dos procedimentos de primeiros socorros caso seja necessário.
Fonte: Comunicação
Deixe seu comentário