O que determina a cor dos vegetais? Quais os benefícios desses pigmentos na alimentação humana? Como o potencial Hidrogeniônico (pH) pode influenciar nos pigmentos vegetais? E o que é pH e qual a sua importância na alimentação? Essas foram as questões em foco durante as aulas práticas de Química ministradas pela professora Dra. Joseane Scravroni para os alunos dos 1os períodos do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré nos dias 29 de março e 01 de abril.
|
|
Em laboratório, os universitários extraíram a água do repolho roxo e prepararam uma solução indicadora com ácidos e bases. Com a junção desses materiais foi possível observar a força dos ácidos e bases quanto à coloração vegetal.
|
|
Segundo a Dra. Scravroni, a cor dos alimentos é determinada pela presença de substâncias que auxiliam a saúde humana. Esses pigmentos atuam na proteção do organismo e na prevenção de doenças, por isso é recomendável que uma refeição contenha ao menos cinco alimentos de cores diferentes.
Já a importância do pH nos alimentos está relacionada à uma boa digestão alimentícia e ao aproveitamento do organismo quanto aos nutrientes e vitaminas.
Deixe seu comentário