A parasitologia é uma das áreas disponíveis para a atuação do biólogo e para aproximar os estudantes desta realidade o biomédico e professor Leonardo Teixeira organizou uma atividade complementar realizada na Faculdade Eduvale de Avaré durante o último sábado, dia 14 de maio.
A finalidade foi apresentar aos futuros biólogos os principais agentes e os métodos de diagnósticos, bem como as técnicas utilizadas para a execução de exames macroscópicos e microscópicos de amostras fecais analisadas em laboratórios.
|
|
O exame macroscópico permite a verificação da consistência das fezes, do odor, da presença de elementos anormais (como muco ou sangue) e a verificação de vermes adultos ou partes deles. Já o microscópio permite a visualização de ovos ou larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários.
|
|
Dividida em teórica e prática, a atividade foi ministrada no auditório e no laboratório de microbiologia da Eduvale pela MSc. Ana Paula Oliveira Arbex, doutoranda em doenças tropicais pela Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu.
Segundo o professor Leonardo, responsável pela disciplina Parasitologia, essa atividade é fundamental para os alunos que se interessam por diagnósticos ou pelo ramo de pesquisas.Ele ainda destaca a importância da área:
“Além de contribuir para a correta intervenção terapêutica, a parasitologia estuda a frequência de parasitoses em determinados locais, avalia a eficiência de medidas profiláticas e terapêuticas ao longo do tempo e então auxilia no direcionamento de medidas de intervenção”, concluiu.
Deixe seu comentário