Nos dias 21 e 27 de agosto, os alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura & Urbanismo, Ciências Biológicas e Direito da Faculdade Eduvale de Avaré participaram dos dois primeiros módulos de um curso sobre perícia ambiental ministrado pelo o biólogo e perito Heber Brianezi.
Nas primeiras aulas, os universitários realizaram visitas técnicas em um riacho próximo ao câmpus da Eduvale. Divididos em grupos representando departamentos de sucessão ecológica, de Projeto de Recuperação Ambiental (PRA), de estudo de viabilidade ambiental e de reflorestamento urbano, os estudantes inspecionaram as extensões. O objetivo foi desempenhar as seguintes tarefas: reconhecimento da área, registro fotográfico do ecossistema local, listagem de animais habitantes, observação dos aspectos da mata ciliar com destaque aos espécimes endêmicos e com relação à dispersão das plantas.
|
|
Após a coleta dos dados, todos voltaram à sala de aula, agruparam o material e com a orientação do docente analisaram e esquematizaram as paisagens indicando os impactos antrópicos e as formas de recuperação para as áreas degradadas.
A idéia é que nas próximas etapas os estudantes realizem os mesmos procedimentos em outros locais.
Legislações, licenciamento ambiental, descarte correto de resíduos sólidos, autorizações ambientais e a atuação do perito ambiental in loco também serão alguns dos assuntos abordados durante os sete módulos do curso que contará com carga horária de 50 horas.
|
|
A atividade pericial em meio ambiente é regida pelo Código de Processo Civil e deve ser desempenhada por profissionais com conhecimento técnico na área. A partir da promulgação da Lei dos Crimes Ambientais, a demanda de processos nos tribunais bem como a de profissionais capacitados para levantar provas técnicas aumentou significativamente e expandiu o campo de atuação para o perito que pode também prestar consultoria particular para empresas que desejam regularizar alguma questão ambiental ou prevenir problemas futuros.
Deixe seu comentário