Entre os métodos de propagação de plantas, a vegetativa é uma das mais utilizadas em plantios comerciais e em cultivos caseiros. O conhecimento sobre diferentes tipos de estacas, técnicas de confecção e plantio de mudas possibilita o aprendizado de diversos conceitos de fisiologia, bioquímica e morfologia vegetal.
|
|
Neste último bimestre, a professora Dra. Ligia Quessada Corazza propôs aos alunos do 4º período do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré a construção de um jardim sensorial. A finalidade foi unir conhecimentos de diversas áreas da biologia em uma única atividade e aguçar os cinco sentidos (tato, paladar, audição, olfato e visão) dos alunos.
|
|
Para a elaboração do projeto, os universitários tiveram a tarefa de realizar pesquisas sobre a nomenclatura científica de plantas, bem como seus benefícios e o funcionamento fisiológico de cada uma. Eles aprenderam técnicas de cultivo e de produção de mudas através de uma oficina ministrada pela professora Dra. Maria Izabela Ferreira que também mostrou diferentes espécies de plantas medicinais. E como a maioria dos jardins sensoriais é construída com materiais pré-fabricados e de alvenaria, a proposta de cunho sustentável foi utilizar pneus usados como plataforma para os canteiros. Garrafas PET e bambu também foram alguns dos materiais utilizados para a confecção do jardim composto com uma série de plantas coloridas, de diferentes odores, comestíveis e medicinais.
A proposta complementa a disciplina Projeto Interdisciplinar II.
|
|
Deixe seu comentário