Influência no potencial hidrogeniônico (pH) das soluções quando adicionadas grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) foi o tema da aula prática de Bioquímica ministrada pela professora Dra. Joseane Scavroni para os alunos dos 2°s períodos dos cursos de Agronomia e Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré.
|
|
A finalidade da atividade realizada no último dia 04 foi fazer com que os universitários compreendam como funciona a capacidade tamponante, a transformação que a quantidade de CO2 pode causar em líquidos extra e intracelulares e qual a importância dos tampões biológicos.
“Para garantir a fisiologia do organismo ou a boa produção das plantas é necessário manter o funcionamento das reações químicas em plena atividade. Esse conjunto de reações químicas é denominado metabolismo e para que ele tenha alta eficiência ele depende do ambiente em que ocorre, ou seja, do pH ideal para o funcionamento das enzimas que são as protagonistas do metabolismo. Por isso, manter o pH ideal para a máxima eficiência das enzimas garante a boa produtividade vegetal. Esse conhecimento é essencial tanto na Agronomia quanto na Nutrição para que os universitários entendam estes conceitos e os apliquem futuramente em suas determinadas incumbências profissionais”, explicou a professora Dra. Josenae Scavroni.
Deixe seu comentário