As feridas são um problema de saúde pública. O elevado número de pessoas com úlceras contribui para onerar o gasto público, além de interferir na qualidade de vida da população. As lesões mais encontradas nos serviços da rede básica de saúde são as úlcerasvenosas, arteriais, hipertensivas, as de pressão e as neurotróficas geralmente de longa evolução e de resposta terapêutica variável.
Para que os alunos do curso de Enfermagem conheçam um pouco mais sobre o assunto, a Faculdade Eduvale promoveu um curso de extensão sobre curativos para pacientes portadores de feridas.
A atividade foi ministrada no último sábado, dia 26 de novembro, pela enfermeira Natália Augusto Benedetti da Comissão de Curativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu/SP. |
|
Qualidade de assistência, tipos de curativos, modo de aplicação, cicatrização, encaminhamento do paciente para avaliação médica e consultas de enfermagem foram os tópicos em pauta.
A finalidade do curso foi promover a conscientização sobre a necessidade da sistematização da assistência a ser prestada ao portador da ferida, além de fornecer subsídios práticos para a produção de diferentes curativos.
Deixe seu comentário