Nas últimas semanas, os estudantes do 3° período noturno do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré tiveram a tarefa de semear amostras de alimentos ricos em carboidratos como pães e massas acometidos por fungos em meios de cultura.
Após o tempo necessário para o crescimento dos organismos nas placas, o material foi analisado em laboratório com a orientação do professor Dr. Leonardo Teixeira. Para a análise, eles elaboraram lâminas e as examinaram em microscopia óptica. O intuito foi que os alunos pudessem visualizar as estruturas dos fungos e assim compreender que a camada de fungo ou bolor que pode ser visto a olho nu nos alimentos corresponde a um aglomerado de milhares de organismos que podem ser prejudiciais à saúde.
|
|
“O crescimento de fungos em alimentos acontece principalmente pela data de validade excedida ou por conta do mau armazenamento. É essencial que os futuros nutricionistas saibam como e porque acontece o crescimento, além de saberem como agir para evitar que os produtos sejam contaminados”, pontuou o docente sobre a atividade da disciplina Microbiologia Geral dos Alimentos ministrada na noite de 29 de maio.
Deixe seu comentário