Na noite de 18 de maio, os calouros do curso de Direito da Faculdade Eduvale de Avaré participam de um debate sobre o livro “O Caso dos Exploradores de Caverna” escrito por Harvard Lon L. Fuller. |
|
Considerada um clássico da literatura jurídica, a obra conta a história de um grupo de pessoas confinado em uma caverna à espera de socorro que tem a difícil tarefa de escolher um de seus integrantes para ser sacrificado em prol da sobrevivência e da alimentação dos demais.
Mediados pelo professor Dr. João Guilherme de Oliveira, responsável pela disciplina Introdução ao Estudo do Direito, os alunos se dividiram entre acusação e defesa como em um júri real e explanaram suas opiniões sobre valores éticos, jurídicos e sociais.
O sistema da dinâmica contou com a participação de estudantes de outros períodos do Direito e foi baseado em três partes: réplica, tréplica e o julgamento. Direito à vida e a aplicação de sentença de morte foram algumas das questões em pauta.
“No primeiro ano de graduação é necessário que os universitários consigam visualizar de forma geral como funciona a vida jurídica, bem como fazer com que eles aprimorem seus pensamentos e reflexões para que não reproduzam conceitos. Embora o livro trate de uma história fictícia, ele aborda um assunto muito importe que é a retirada da vida de um individuo, o que torna esta atividade interessante”, pontuou o docente Dr. João Guilherme.
Deixe seu comentário