A influência do potencial Hidrogeniônico (pH) nos pigmentos vegetais foi o tema em estudo durante as aulas da disciplina Química Geral e Orgânica ministrada pela professora Dra. Joseane Scavroni para os alunos dos primeiros períodos dos cursos de Agronomia, Nutrição e Zootecnia da Faculdade Eduvale de Avaré nos dias 22 e 30 de maio.
|
|
Em laboratório, os universitários extraíram a água do repolho roxo e prepararam uma solução indicadora com ácidos e bases. Com a junção desses materiais foi possível observar a força dos ácidos e bases quanto à coloração vegetal.
Segundo a professora, a cor dos alimentos é determinada pela presença de substâncias que auxiliam a saúde humana e animal. Esses pigmentos atuam na proteção do organismo e na prevenção de doenças, o que torna este assunto necessário para o conhecimento dos nutricionistas e zootecnistas. Já para os agrônomos, o tema tem relação com o reconhecimento do tipo de solo em que uma determinada planta pode ser cultivada para atingir determinado resultado de coloração.
Deixe seu comentário