No dia 17 de agosto, os alunos do 4° período do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré iniciaram uma série de práticas que serão realizadas este semestre durante as aulas da disciplina Fitopatologia ministradas pela professora Dra. Denise Nozaki.
|
|
A proposta é que cada aluno colete amostras de plantas cultiváveis para a montagem de lâminas semipermanentes que servirão para verificar a diagnose de supostas doenças através de microscopia óptica e para reconhecer sintomas e sinais baseados no histórico da área onde foi colhida como os métodos de irrigação, adubação, produtos aplicados, revelo, períodos de chuva, análises de solo e culturas vizinhas. Até o final do semestre, os futuros agrônomos também terão que montar um herbário (catálogo de plantas secas que contém uma ficha técnica com o nome do vegetal, da doença e seu patógeno).
|
|
Em laboratório, os universitários realizam análises de plantas cultiváveis como folhas de amora, manga, cana-de-açúcar, limão, tomate, copo de leite, ipê e hortênsia. O intuito é que semanalmente eles dissequem e cataloguem novos materiais.
De acordo com a docente, por meio dessas atividades os estudantes adquirem conhecimento para fazer o reconhecimento correto de vários tipos de doenças que acometem diferentes culturas no campo.
Deixe seu comentário